Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Capela de Santa Filomena


Uma das capelas de Nossa Paróquia é a dedicada a Santa Filomena, anexa à Creche Santa Filomena, com missas celebradas às segundas-feiras, às 19horas.





Cirovaldo Prandi narra o seguinte desenrolar de sua história:



"A história da creche e da capela está ligada a pessoa de dona Valentina Toazza, natural de Sertãozinho, que veio para Olímpia na década de 50. O seu projeto era construir um internato para a formação de freiras. Ela não era pessoa de posses mas, com muita coragem conseguiu todo o material visitando visitando fazendeiros, sitiantes e emprezários locais e conseguindo todo o necessário.

O terreno foi doado por David Oliveira, forte emprezário da época. Dona Valentina, até o término da obra, esteve várias vezes em São Paulo, em busca de recursos com políticos, e até chegou a Brasilia para pedir ajuda ao Presidente da República.

O internato entrou em atividade e funcionou por um ano. Por motivo da morte de dona Valentina, o internato não teve continuidade e ficou fechado por um bom tempo, a capela, porém, continuou com atividades.

O prefeito Álvaro Marreta, na sua gestão, transformou o local em Instituto Santa Filomena de Proteção ao Menor e hoje atende cerca de 80 crianças de até sete anos.

A capela foi, com o passar dos anos, diminuindo suas atividades ficando por quase 25 anos abandonada.

A capela foi recuperada e restaurada, quando alguns jovens, tocados por Santa Filomena, resolveram unir esforços e trabalharam para revitalizá-la. Seus nomes: Flávio Sartore, Murilo Archilia, Gilberto Nogueira, Leandro Barão (in memoriam), Marcelo Moreira, Vanderley Moré, Cirovaldo Prandi e José Luiz Caldeira. A restauração se deu em Outubro de 2001.

Eu entrei na equipe por curiosidade, e até hoje cuido da manutenção desta, porque os integrantes jovens saíram para trabalhar e estudar fora. No início desta atividade da capela procurei o pároco Frei Flaerdi, que gentilmente concedeu missa toda segunda-feira. Agradeço a todos os que nos ajudaram e hoje formam esta nossa comunidade."




Sobre Santa Filomena:
Santa Filomena nasceu, segundo a crença, numa cidade-estado da Grécia, filha de pais nobres e ricos, como tantas santas católicas. Ainda muito jovem, aos 13 anos, foi prometida ao Imperador Diocleciano para ser sua esposa em troca da pacificação de confrontos políticos. O Imperador, por sua vez, "impressionou-se com a beleza da jovem". Como Filomena se recusasse a casar, porque havia eleito o "próprio Senhor Jesus Cristo para seu esposo", o "tirano" ordenou, primeiramente, que a "colocassem num cárcere e a flagelassem sangrentamente".

Tendo sido curada "miraculosamente" deste suplício, foi ordenado que ela fosse "lançada ao rio Tibre com uma âncora amarrada ao pescoço". E como a "correnteza a levasse até a margem do rio", apesar da âncora, mandou Dioclesiano que a "ferissem com flechadas". Com o corpo todo ferido pelas flechas, a jovem foi "lançada novamente no cárcere". Entretanto, no dia seguinte, diz esta lenda que "Filomena foi encontrada com o corpo sadio e sem qualquer marca de ferimento". O "cruel tirano" ordenou, então, que a "ferissem com flechas em chamas. Estas, porém, voltaram-se contra os arqueiros, matando a muitos". Por fim, "foi a heróica jovem decapitada, por ordem do Imperador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário