Sinta-se em casa!

Fale conosco através do email suelenajara@hotmail.com ou matrizaparecida@hotmail.com
Escreva para a Suelen, da PASCOM, ou para o frei.
Você pode dar opiniões sobre o blog e sobre temas que gostaria de saber. Sinta-se em casa!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um modelo de reunião: Os desafios de hoje


ROTEIRO: REUNIÃO PARA O PLANO DE PASTORAL DA COMUNIDADE

1. Ambiente: prepare uma mesa forrada e coloque o crucifixo, Bíblia, vela acesa, fotos da comunidade, flores e algum símbolo dos desafios.

2. Acolhida: Invocar a Santíssima Trindade e todos os presentes se saúdam com a paz.

3. Gesto inicial: cada pessoa levanta um dos símbolos e todos cantam invocando o Espírito Santo. Os símbolos são colocados na mesa simbolizando o altar da vida da comunidade. Ficando no centro o símbolo que representa os Desafios.

4. Animador(a): Estamos reunidos para refletir sobre os desafios atuais e confirmar nosso compromisso diante do mundo, das pessoas e da Igreja.
TODOS: Inseridos no mundo, na sociedade para poder transformá-la no Reino que Jesus veio inaugurar. Queremos ter uma fé ligada á vida, uma espiritualidade ligada à realidade. Que Deus nos ilumine em nossa reunião.


Leitor(a) 1. O documento de Aparecina nos aponta alguns desafios: O continente mais católico também é o mais desigual. A globalização é um processo econômico que gera muita exclusão, pobreza e opressão. Estamos vivendo numa época de muitas mudanças que hoje tem um alcance global, afetando o mundo inteiro. A ciência tem capacidade de manipular a própria vida e a tecnologia já criou uma rede de comunicação de alcance mundial.

Leitor(a) 2. Isso tudo traz conseqüências para nós. As mudanças em outros países influenciam na nossa cultura, no trabalho, na educação e também na religião. Isso se chama globalização.
Tudo é dominado pelo mercado, pelo lucro e pelo consumismo.

Leitor(a) 3. Na nossa cabeça não entra mais a mensagem do Evangelho. Por outro lado, os exemplos dos artistas nos movem a comprar e ter sucesso e prazer como eles. A mídia nos impulsiona a sermos individualistas, tentando quebrar a solidariedade entre os pobres.

Leitor(a) 4. Outro desafio apontado pelo documento é o enfraquecimento da vida cristã, o abandono da religião, o individualismo, a falta de vontade de se reunir, o aumento das igrejas pentecostais que, por sua vez, prometem resolver os problemas materiais das pessoas de forma imediata.

TODOS: Somos chamados a ser fiéis cristãos, discípulos de Jesus, em nossa realidade.

Leitor(a) 1. A sociedade hoje, exige nossa participação com responsabilidade, autonomia, coragem e determinação na construção da justiça, da paz e da solidariedade (CNBB, Doc.62. Missão e ministérios dos cristão leigos).

Leitor(a) 1. Os desafios do mundo atual, a pobreza, a exclusão de milhares de trabalhadores, a violência, a destruição da natureza tem apenas uma origem, a saber: A sociedade capitalista. O capitalismo passou por várias crises mas, a atual, iniciada em 1970 está sendo a mais opressora.

Leitor(a) 2. Vamos entender um pouquinho dessas causas, que envolvem o mundo todo, para podermos nos organizar como leigos.

Leitor(a) 3. A nova reestruturação do capitalismo mundial tem base no neoliberalismo. E quais são as características do neoliberalismo? São três: a liberdade total do mercado, que não tem fronteiras, nem restrições fiscais, as privatizações das empresas estatais de serviços básicos à população e o Estado mínimo, ou seja, a redução dos gastos sociais com educação, saneamento, saúde, transporte.

Leitor(a) 4. É por isso que vemos tanto desemprego, tanta gente sem carteira assinada. Dizem que agora temos que ser empreendedores, criarmos nossos próprios negócios. Se não arrumamos emprego é porque não temos qualificação. Toda responsabilidade do Estado recai nos ombros do próprio indivíduo.

Leitor(a) 1. Também vemos o individualismo crescer, por causa da competição entre as pessoas e, como os serviços de saúde são pagos, tanta gente sofre por falta de atendimento. Além disso, a maioria da população vive de bolsa auxílio do governo. Isso ocorre para não elevar a pobreza a um nível de revolta e violência.

Leitor(a) 2. Como vemos, as causas de tantos desafios estão na economia capitalista e na política. Entender apenas não basta. Esses desafios passam pela ideologia. Quantas vezes repetimos as mesmas coisas que excluem as pessoas, quando dizemos que a culpa é dela, que não estuda, não trabalha que só fica esperando a bolsa família e outros auxílios. Como cristãos leigos e leigas, temos que reconhecer nossa missão diante dessa realidade, assim como Jesus fez em seu tempo, onde o Império Romano não era menos opressor.

Leitor(a) 3. O documento da Igreja Gaudium Spes diz: "Para desempenhar a missão de leigos na Igreja atuante, temos que a todo momento entender os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho, entendendo o mundo no qual vivemos, suas esperanças e responder a elas".

Vamos deixar a Palavra de Deus iluminar:

Canto de aclamação à Palavra de Deus

Leitor(a) 4. Mateus capítulo 10, verículos de 26 a 33;
Leitor(a) 5. João capítulo 6,versículos de 16 a 21.

Leitor(a) 1. Vamos conversar sobre os desafios que hoje impedem os leigos e leigas de ser reunirem para estudar, rezar, encontrar soluções para sua comunidade. Por que as pessoas não querem mais se reunir?

Leitor(a) 2. Na construção de um projeto de nação que supere a hegemonia neo-liberal exige-se "Um conjunto de virtudes éticas e civis que possam constituir um ethos de uma sociedade solidária.

Leitor(a) 3. Exige o exercício de valores como: a liberdade, a solidariedade, a igual dignidade da pessoa humana, a destinação universal dos bens, o respeito pela natureza e ao direito à vida das gerações futuras, a primazia do trabalho sobre o capital e da pessoa humana sobre as instituições".

Leitor(a) 4. Para exercer nosso protagonismo leigo existem vários caminhos, mas nenhum deles fogem do conhecimento da realidade e da atuação do mundo.

TODOS: TODOS SOMOS IGREJA! No tempo e lugar em que vivemos.

Leitor(a) 1. Numa sociedade tão desigual, a eficácia da atuação do cristão certamente depende de organização e de planejamento.

Leitor(a) 2. A organização do cristão leigo deve ter como marco determinante a sua vocação e missão, no lugar específico que lhe é próprio: "O mundo vasto e complicado da política, da economia, da cultura, das ciências e das artes e dos meios de comunicação.

Leitor(a) 3. Esse imenso desafio é que determina a necessidade urgente de uma organização do laicato para que sua ação seja realmente transformadora (Doc. 62 da CNBB)".

TODOS: Somos fermento na massa! Leigos e leigas se organizam para a missão!

Leitor(a) 4: Nossa missão passa pela participação. O mundo mostra que não devemos sair de nossas casas, que devemos cuidar da nossa vida. Mas, ao contrário, Jesus nos pede para nos reunirmos e atuarmos, de maneira organizada, principalmente nos Conselhos de políticas públicas de nosso município.

Leitor(a) 1. Nos Conselhos de idosos, de segurança, de assistência social, de juventude, de saúde, de meio ambiente, da educação. São nessas instâncias que devemos marcar nossa presença de profissionais e de cristãos fazendo projetos, levando os problemas do povo, lutando por verbas, fiscalizando.

Leitor(a) 2. Nos Conselhos podemos decidir por uma vida melhor para as pessoas, para que todos tenham vida plena.

TODOS: Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!

Leitor(a) 3. Dedicamos-nos à organização do povo, nas Associações de bairros, nos grupos de geração e renda, nas organizações sindicais, nas pastorais sociais, nos grupos de CEB´s, nas comunidades, nas Conferências Municipais. É assim que estaremos realizando nossa missão e dando uma resposta cristã aos desafios atuais.

TODOS: Todos somos responsáveis,vamos nos organizar!

Animador(a): Quantos cristãos leigos já se dedicam a essa missão! Vamos rezar por todos os que fazem da sua vida uma oração agradável a Deus por meio da resposta ao Batismo, agindo nas realidades do mundo, com a coragem e a espiritualidade que vem do seguimento de Jesus.
Leitor(a) 4. Para terminar, recorremos à palavra de D. Pedro Casaldáliga, o profeta da justiça e da esperança: "O Século XXI... ou será místico ou não será humano.

Leitor(a) 1. O Século XXI... cristão optará pelos excluídos ou não será cristão.

Leitor(a) 2. O Século XXI... será ecumênico ou não será eclesial.

Leitor(a) 3. O Século XXI... ou será ecológico ou simplesmente não será".

Leitor(a) 4. São estes os desafios que devemos enfrentar com muita ousadia, criatividade e esperança.

Oração Final:
Animador (a): Vamos formar um círculo, abraçados, deixando no centro a vela acesa e o símbolo dos desafios.
(Rezar um Pai Nosso abraçados e depois passar a vela acesa de um para o outro enquanto segura a vela espontaneamente cada um diz uma palavra de compromisso da sua missão no mundo. Terminar com o abraço desejando uns aos outros: “ Deus abençoe a nossa missão!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário